Quais tipos de dor são sinais de problemas vasculares?

Quais tipos de dor são sinais de problemas vasculares?

Normalmente, as doenças vasculares, caracterizadas pelo acometimento da saúde dos vasos sanguíneos em qualquer região do corpo humano, surgem ao longo da vida adulta do indivíduo. Os pacientes podem ser tanto do sexo masculino quanto do feminino, sem discriminações. Ainda assim, um dos quadros mais comuns atinge, sobretudo, as mulheres: as varizes.

Além disso, fatores como gestações, os hormônios liberados durante o ciclo menstrual, a menopausa e o uso frequente de pílulas anticoncepcionais, aumentam o número de caso entre as adultas.

Nosso corpo costuma dar sinais de alerta quando algo não está funcionando da maneira que deveria, portanto é indicado estar sempre atento a determinados indícios que podem revelar diagnósticos de doenças vasculares.

Fortes dores

Intensas dores nas pernas, sobretudo durante a noite, podem indicar situações de doenças vasculares. Existem casos em que o mal-estar não cessa, nem mesmo enquanto o indivíduo dorme. Caso note dores na região da panturrilha (popularmente conhecida como a “batata da perna”) durante a prática de exercícios simples, como uma caminhada, é aconselhável consultar um angiologista, já que o fluxo sanguíneo pode estar comprometido.

Erupções cutâneas

Doenças vasculares podem gerar pequenas feridas nas pernas, difíceis de serem cicatrizadas. Muitas vezes, tais erupções surgem sem causa aparente. A condição pode caracterizar doenças arteriais ou venosas.

Cansaço sem razão

É comum que problemas vasculares causem um cansaço excessivo nos momentos em que o indivíduo vai realizar tarefas simples, como caminhar, subir escadas ou, mesmo, permanecer em pé ou sentado por muito tempo. Quando o sujeito realiza alguma destas ações, mas sente a necessidade de parar, pois suas pernas estão com uma sensação de “pesadas”, algo não vai bem.

Veias tortuosas

Pode ser que as veias tortuosas não causem dores, mas podem significar sinais de alerta quando o assunto são problemas vasculares. São veias visíveis sob a pele, com aspecto azulado, esverdeado ou avermelhado. Tais vasos são irregulares, podendo se apresentar como espirais ou em forma de teia de aranha. Em qualquer uma destas condições, um médico deve ser consultado.

Outros sintomas aos quais se atentar

  • Cãibras frequentes;
  • Formigamentos constantes;
  • Insensibilidade em qualquer região das pernas;
  • Sensação de que os pés ou as pernas estão frios, em contraste com a temperatura ambiente e demais regiões do corpo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *