Varizes – É possível prevenir?

Varizes – É possível prevenir?

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas que sofrem com as varizes é sobre os métodos de prevenção. Afinal, é possível impedir que esse problema apareça e acabe trazendo transtornos aos pacientes?

De acordo com diferentes orientações médicas, é possível sim prevenir esses vasos. E os métodos mais eficientes para precaver esse incômodo que afeta milhares de pessoas são:

Manter o peso ideal

Um dos fatores mais importantes para não sofrer com as varizes é se manter dentro do peso ideal. Pessoas obesas tendem a ter mais vasos, uma vez que seu sistema circulatório está com sobrecarga.

Ter uma dieta equilibrada

Também é essencial alimentar-se adequadamente e evitar opções calóricas, frituras, refrigerantes e doces em geral. Uma dieta saudável e equilibrada pode ser determinante para impedir as varizes.

Praticar exercícios físicos

Realizar atividade física com regularidade também é essencial para os pacientes que querem evitar os problemas causados pelas varizes. Lembrando que é sempre indicado fazer exercícios com o acompanhamento ou orientação de um profissional.

Evitar o salto alto

Outra prevenção importante, especialmente para as mulheres, é não utilizar sapatos de salto alto todos os dias ou com alta regularidade. Esses calçados prejudicam a circulação e, consequentemente, podem contribuir com o aparecimento de vasos indesejados.

Usar as meias de compressão

Outra dica é usar as meias de compressão. Elas ajudam a diminuir a pressão nos vasos sanguíneos presentes nas pernas, reduzindo o inchaço da região e evitando uma má circulação.

Repensar o anticoncepcional 

Para aquelas que estiverem dispostas, também é aconselhável mudar o método de prevenção sexual, substituindo a pílula por outra opção menos prejudicial à saúde da mulher. Para fazer essa mudança, é imprescindível consultar-se com um ginecologista de confiança.

Procurar um especialista

Além de todas essas dicas, é essencial procurar um especialista e conversar sobre as formas de prevenir as varizes. Um médico poderá indicar qual a melhor solução para cada paciente, analisando seu quadro, atual situação e fatores de risco.

Uma das especialistas nesse problema é a Dra. Andrea Klepacz. Ela oferece atendimento a todos que tiverem interesse. Já são anos trazendo mais saúde e qualidade de vida aos pacientes.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *