Tabagismo – Um perigo para a saúde das artérias!

Tabagismo – Um perigo para a saúde das artérias!

O cigarro é um verdadeiro inimigo da saúde. Fumar causa uma série de malefícios, como bronquite crônica, enfisema pulmonar, infarto do miocárdio, câncer de pulmão e até hipertensão arterial.

Mas como o fumo afeta a pressão?

A explicação é simples. Ao fumar, a nicotina entra no corpo e, consequentemente, há a liberação da catecolamina. Essa substância afeta diretamente a pressão e até a frequência cardíaca.

Além disso, o vício no tabagismo, com o passar dos anos, dificulta, e muito, o transporte de oxigênio pelo corpo humano, o que causa o entupimento nos vasos e a temida hipertensão. 

E o fumante passivo também é afetado?

Além da própria pessoa que fuma, existe outro público que também acaba sofrendo com o tabagismo e seus efeitos em pequeno, médio e longo prazo, os fumantes passivos.

Pode-se entender como um possível não-fumante ou fumante passivo, quem fica próximo de pessoas que fumam constantemente, ou seja, quem acaba recebendo os componentes tóxicos do cigarro mesmo sem ter o vício no tabaco.

Por receber essas substâncias prejudiciais, os fumantes passivos também podem sofrer com o aumento indesejado da pressão, prejudicando, assim, a saúde das suas próprias artérias.

O mais indicado é não inalar a fumaça de terceiros e ficar longe de locais com grande acúmulo de pessoas que usam o cigarro, como, por exemplo, os populares e conhecidos fumódromos.

Qual quantia é prejudicial para as artérias?

É importante entender que qualquer quantia de cigarro já é extremamente prejudicial às artérias e a sua circulação. Claro que fumar demais, causa ainda mais malefícios à saúde. Mas, independentemente de quantos cigarros forem consumidos, o paciente já é afetado, de alguma forma, pela nicotina e seus inúmeros efeitos.

Cuide da sua saúde

Para aqueles que fumam e mesmo para aqueles que não fazem uso do cigarro ou de outras substâncias prejudiciais, é essencial ter um acompanhamento médico para preservar a saúde das artérias.

Passando regularmente em especialistas, é possível impedir o surgimento de uma doença ou até tratá-la no início, com um diagnóstico preciso e muito eficiente. Uma das médicas que atende interessados em cuidar das artérias é a Dra. Andrea Klepacz. Ela é experiente e já soma anos cuidando do bem-estar dos seus pacientes.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *