O que é Trombose Venosa Profunda e como evitar o problema?

O que é Trombose Venosa Profunda e como evitar o problema?

Já ouviu falar na trombose venosa profunda? Esse problema é muito grave e consiste na formação de trombos, também chamados de coágulos, no interior das veias. Essa doença pode surgir nas coxas, perna, panturrilha e até em regiões mais superiores.

O que causa esse problema?

Esse tipo de trombose pode ser causado por diferentes motivos, mas o principal é a imobilidade longa, ou seja, permanecer na mesma posição e sem se movimentar por muitas horas.

Uma situação que pode originalizar essa doença são as viagens aéreas prolongadas. Até por esse motivo, a trombose venosa profunda ficou conhecida entre os pacientes como a “síndrome da classe econômica”, remetendo, assim, aos voos na cabine principal, a mais desconfortável do avião.

Mas, além das viagens, esse problema também pode surgir em pacientes que ficam muito tempo de repouso ou em pessoas que por outro motivo estão paradas insistentemente.

E os fatores de risco?

Toda doença tem um grupo considerado de risco, ou seja, pessoas que estão ainda mais predispostas a sofrerem com aquele problema. E para a trombose venosa profunda, especificamente, os fatores que tornam os pacientes ainda mais propícios a terem essa enfermidade são o fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o sedentarismo.

Quais as formas de evitar a trombose?

Para não sofrer com a trombose venosa profunda, é importante seguir algumas recomendações, como:

Movimentar-se sempre: é essencial que todos os pacientes movimentem-se constantemente ao longo do dia e nunca permaneçam um longo tempo sentado ou em uma mesma posição.

Dieta saudável: também é importante alimentar-se muito bem, evitando os alimentos industrializados e com alto grau de conservantes, priorizando sempre os legumes, frutas e verduras.

Estilo de vida equilibrado: por último, é sempre fundamental ressaltar o quanto o estilo de vida pode prevenir a trombose e outras doenças. É aconselhável não fumar, não beber e praticar atividades físicas regularmente, além de frequentar o médico e realizar exames com certa periodicidade.

Como saber mais?

Para entender mais sobre a trombose venosa profunda e outras doenças, basta que o interessado procure a Dra. Andrea Klepacz para agendar uma consulta exclusiva com a especialista.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *