Dicas para prevenir doenças vasculares

Dicas para prevenir doenças vasculares

As doenças vasculares são um verdadeiro pesadelo para alguns pacientes. Além de serem problemas graves, essas enfermidades podem até levar a morte, caso não sejam tratadas por médicos e especialistas.

Para que o paciente não venha a sofrer com esse tipo de doença, é recomendado seguir algumas dicas de prevenção. Elas são fundamentais para evitar esses problemas e ter um estilo de vida mais saudável. 

Principais dicas de prevenção

Entre as principais recomendações para prevenir as doenças vasculares, existem cinco dicas que merecem uma maior atenção. Veja quais são elas e mantenha sua saúde em dia:

Diminua a gordura saturada: uma das dicas mais importantes para prevenir e não sofrer com as doenças vasculares é ter uma dieta equilibrada e rica em alimentos com baixo teor de gordura, como as carnes magras, peixes e óleos vegetais. Também é recomendável consumir muitas verduras, legumes e evitar ao máximo as bebidas açucaradas e os doces.

Pratique exercícios regularmente: outro fator importante e que contribui para a prevenção do paciente é ter uma rotina de atividades físicas e praticar com periodicidade diferentes exercícios. Pesquisas indicam que fazer 3 ou 4 sessões de atividades todas as semanas diminui consideravelmente os níveis de colesterol, a pressão arterial e ainda contribui para manter o peso.

Faça check-ups: ir frequentemente ao médico e realizar uma bateria de exames preventivos também é importante e pode evitar que o paciente descubra tardiamente que sofre de alguma doença vascular.

Em um check-up, por exemplo, é possível descobrir se o paciente está com o colesterol alterado e se precisa controlá-lo.

Fique calmo: o estresse também age negativamente nos pacientes e, por isso, manter-se calmo ajuda na prevenção de diferentes problemas, inclusive os que afetam o sistema vascular.

Não fume: a quinta e última dica é evitar o vício no tabagismo. Fumar é extremamente prejudicial à saúde e danifica os vasos do paciente, aumentando a chance de ele ter doenças cardiovasculares e aterosclerose.

Quer saber outras dicas?

Para entender muito mais sobre as doenças vasculares, saber como preveni-las e agendar uma consulta com uma médica especializada nessa área, basta entrar em contato com a Dra. Andrea Klepacz.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *