O que é embolia e como prevenir?

O que é embolia e como prevenir?

A embolia é uma condição na qual ocorre um coágulo de sangue em uma veia do sistema venoso, principalmente nos membros inferiores. Este coágulo pode se desprender e obstruir a artéria pulmonar.

Esse quadro é extremamente grave e é imprescindível que os pacientes recorram a métodos de prevenção para controlar os fatores de risco e impedir que sua saúde seja atingida por esse problema.

Mas quais as formas de prevenir?

Os pacientes conseguem prevenir esse tipo de problema de diferentes maneiras. As duas mais comuns e mais importantes são:

Abandono do tabagismo: é essencial que os pacientes parem de fumar para evitar sofrerem com uma embolia. Quem tem vício no tabagismo aumenta consideravelmente as chances de ter essa doença.

Prática de exercícios regularmente: fazer atividades físicas diariamente e com acompanhamento de um profissional também é importante para a prevenção dessa doença e para a saúde em geral.

É válido ressaltar que em caso de viagens aéreas muito longas, os médicos podem indicar que o paciente tome um anticoagulante antes do deslocamento, como método de prevenir uma coagulação do sangue. 

Outras complicações da embolia pulmonar

Também é importante alertar os pacientes que não seguem os métodos de prevenção que a embolia pode acabar causando muitas outras complicações, além de ser fatal em alguns casos. Essa doença, se não diagnosticada de forma precoce e já tratada, pode acabar causando hipertensão pulmonar e muitos outros problemas extremamente graves ao paciente.

Mas como diagnosticar essa doença?

A embolia pulmonar pode ser diagnosticada através de diferentes exames específicos, como raios-X do tórax, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, ecocardiograma, angiografia pulmonar e varredura de ventilação. Além desses tipos de análises, também é importante fazer um exame laboratorial completo.

Procure um médico e agende uma consulta

Para realizar algum desses exames e descobrir mais informações sobre a embolia pulmonar é primordial buscar um médico especialista e tirar as dúvidas acerca dessa doença. Uma das médicas que trabalha com pacientes que buscam entender mais sobre esse problema é a Dra. Andrea Klepacz. Ela está à disposição dos interessados, basta agendar uma consulta e passar pelo atendimento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *