O que é trombose e como prevenir?

O que é trombose e como prevenir?

A trombose é um problema grave e que afeta centenas de pacientes pelo país. Essa doença é caracterizada por uma coagulação intensa do sangue. Normalmente, essa enfermidade afeta as pernas e regiões inferiores do corpo.

Entenda melhor esse problema

A TVP, Trombose Venosa Profunda, atrapalha o retorno do sangue venoso para o coração do paciente. Em casos mais graves e quadros mais avançados, essa doença pode até levar à morte.

Também é importante entender que esse problema pode ser classificado de duas maneiras: trombose crônica e aguda. Cada um desses tipos tem características particulares.

Quais os fatores de risco dessa doença?

Diferentes fatores aumentam a probabilidade de o paciente sofrer com essa doença indesejada. Um deles é a idade, pessoas com 60 anos ou mais têm maior chance de apresentarem esse problema, se comparado aos mais jovens.

Outro fator considerado de risco é a hereditariedade, pacientes que possuem familiares que são afetados por essa doença devem ter ainda mais atenção aos sintomas desse problema.

A obesidade, a gravidez, os machucados, o uso de pílulas anticoncepcionais e o vício no tabagismo também são considerados fatores, que combinados a outros problemas, podem desencadear essa doença.

Quais os métodos de prevenção?

Diferentes cuidados ajudam a prevenir esse tipo de doença, diminuindo a probabilidade de sofrer com essa enfermidade. Entre os métodos mais indicados estão:

Fazer check-up: é imprescindível realizar consultas e exames regularmente. Durante o atendimento médico e a realização das análises é possível diagnosticar um problema, como a trombose, de forma precoce e impedir que ele evolua.

Ter um estilo de vida saudável: outro método de prevenção fundamental é ter um estilo de vida equilibrado, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação balanceada.

Agende uma consulta e saiba mais

Para aqueles que tiverem interesse em entender melhor sobre essa doença, conhecer a fundo os métodos de prevenção, as principais causas do problema e seus fatores de risco, basta entrar em contato com a Dra. Andrea Klepacz e agendar um atendimento. Durante a consulta, a médica irá analisar o quadro do paciente e, caso seja necessário, irá pedir exames para verificar sua saúde.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *