Cirurgia de varizes por radiofrequência

As varizes são problemas muito comuns, principalmente em pessoas com idade avançada. Acredita-se que esse mal atinja cerca de 70% da população com 70 anos ou mais.

Para tratar essa doença, existem muitos métodos diferentes. Um dos tratamentos mais funcionais e que costuma agradar os pacientes por seu resultado é a cirurgia por radiofrequência.

Mas como é feita a cirurgia por radiofrequência?

A cirurgia de varizes por radiofrequência é considerada uma técnica minimamente invasiva e muito eficiente. O procedimento faz com que a circulação sanguínea seja direcionada para veias saudáveis e feche as veias doentes.

Todo o tratamento deve ser controlado e monitorado por um gerador computadorizado, garantindo a segurança e a eficiência do processo. Também é válido mencionar que as complicações nesse tipo de cirurgia são raras e não costumam acontecer com frequência, o que é ótimo para os pacientes que recorrem a esse tratamento.

Cuidados após o procedimento

Assim como qualquer método para tratamento das varizes, a cirurgia por radiofrequência também requer cuidados especiais depois da sua realização. São essas precauções que irão trazer resultados ainda melhores aos pacientes.

Mas é importante entender que esse método é eficiente e quem passa por essa cirurgia consegue voltar rapidamente a sua rotina e ao seu ambiente de trabalho, não necessitando de um grande tempo para a recuperação.

Outros métodos para tratar as varizes

Além da radiofrequência, o segmento médico conta com outras opções para tratar as varizes e, entre as alternativas disponíveis, o paciente pode recorrer à cirurgia a laser, injeção de espuma, microcirurgia e remoção da veia.

Não existe um método ideal, a escolha depende inteiramente da avaliação do médico e da situação apresentada por cada paciente. Por esse motivo, é imprescindível um acompanhamento especializado e a realização de uma série de exames complementares.

Encontre um médico especialista

Uma das médicas que trata os pacientes afetados pelas varizes é a Dra. Andrea Klepacz. Ela atende os interessados por meio de consultas exclusivas e personalizadas.

Vale mencionar que, além de ser especializada em varizes, a profissional também tem experiência em muitas outras doenças vasculares. Entre em contato e agende agora mesmo o seu atendimento!  

Read more...

O que é trombose e como prevenir?

A trombose é um problema grave e que afeta centenas de pacientes pelo país. Essa doença é caracterizada por uma coagulação intensa do sangue. Normalmente, essa enfermidade afeta as pernas e regiões inferiores do corpo.

Entenda melhor esse problema

A TVP, Trombose Venosa Profunda, atrapalha o retorno do sangue venoso para o coração do paciente. Em casos mais graves e quadros mais avançados, essa doença pode até levar à morte.

Também é importante entender que esse problema pode ser classificado de duas maneiras: trombose crônica e aguda. Cada um desses tipos tem características particulares.

Quais os fatores de risco dessa doença?

Diferentes fatores aumentam a probabilidade de o paciente sofrer com essa doença indesejada. Um deles é a idade, pessoas com 60 anos ou mais têm maior chance de apresentarem esse problema, se comparado aos mais jovens.

Outro fator considerado de risco é a hereditariedade, pacientes que possuem familiares que são afetados por essa doença devem ter ainda mais atenção aos sintomas desse problema.

A obesidade, a gravidez, os machucados, o uso de pílulas anticoncepcionais e o vício no tabagismo também são considerados fatores, que combinados a outros problemas, podem desencadear essa doença.

Quais os métodos de prevenção?

Diferentes cuidados ajudam a prevenir esse tipo de doença, diminuindo a probabilidade de sofrer com essa enfermidade. Entre os métodos mais indicados estão:

Fazer check-up: é imprescindível realizar consultas e exames regularmente. Durante o atendimento médico e a realização das análises é possível diagnosticar um problema, como a trombose, de forma precoce e impedir que ele evolua.

Ter um estilo de vida saudável: outro método de prevenção fundamental é ter um estilo de vida equilibrado, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação balanceada.

Agende uma consulta e saiba mais

Para aqueles que tiverem interesse em entender melhor sobre essa doença, conhecer a fundo os métodos de prevenção, as principais causas do problema e seus fatores de risco, basta entrar em contato com a Dra. Andrea Klepacz e agendar um atendimento. Durante a consulta, a médica irá analisar o quadro do paciente e, caso seja necessário, irá pedir exames para verificar sua saúde.

Read more...

Sofre de varizes? Procure um médico para fazer o tratamento!

As varizes são problemas que trazem muito desconforto para o dia a dia. Além de prejudicarem a estética, também são causadoras de dor e inchaços, e podem levar o paciente a precisar de cirurgia.

Mas o que causa as varizes?

Esse problema pode surgir por inúmeras causas diferentes. A mais comum é a genética, ou seja, o histórico familiar. Pacientes que têm parentes com varizes têm maior predisposição de desenvolver as veias dilatadas.

Além disso, também é importante mencionar os outros fatores de risco. São eles: excesso de peso ou obesidade, gravidez, idade mais avançada, pacientes do sexo feminino, com doenças do fígado, insuficiência cardíaca ou líquido localizado na região do abdômen.

Pessoas que já tiveram trombose venosa profunda e fístulas arteriovenosas também têm maior probabilidade de desenvolverem esse problema. Vale ressaltar que passar um longo período de pé todos os dias é um fator contribuinte para a aparição dessa complicação.

Quais os tipos de tratamento?

É possível tratar as varizes de diferentes formas. Os métodos mais indicados e frequentemente realizados entre os pacientes são a escleroterapia e as cirurgias, que podem ser feitas a laser, com espuma, radiofrequência ou de maneira mais tradicional.

A escolha do método ideal depende inteiramente das características apresentadas por cada paciente e do seu quadro clínico. É imprescindível ser avaliado e passar por exames para que o especialista avalie qual o tratamento ideal.

Também é importante mencionar que outros cuidados são fundamentais para que o tratamento das varizes seja bem-sucedido, como a prática de atividade física, emagrecimento, uso de roupas e sapatos mais confortáveis, elevação das pernas, caso seja possível e diminuição do tempo que a pessoa fica de pé ou na mesma posição.

Tem dúvidas? Procure um médico e saiba mais!

Para entender melhor sobre os sintomas, fatores de risco, tratamentos e métodos de prevenção das varizes, é essencial procurar um médico e agendar uma consulta com um especialista. Entre os profissionais que tratam pacientes com esse problema está a Dra. Andrea Klepacz. É possível entrar em contato com a médica e solicitar um atendimento personalizado. Saiba mais!

Read more...

O que é embolia e como prevenir?

A embolia é uma condição na qual ocorre um coágulo de sangue em uma veia do sistema venoso, principalmente nos membros inferiores. Este coágulo pode se desprender e obstruir a artéria pulmonar.

Esse quadro é extremamente grave e é imprescindível que os pacientes recorram a métodos de prevenção para controlar os fatores de risco e impedir que sua saúde seja atingida por esse problema.

Mas quais as formas de prevenir?

Os pacientes conseguem prevenir esse tipo de problema de diferentes maneiras. As duas mais comuns e mais importantes são:

Abandono do tabagismo: é essencial que os pacientes parem de fumar para evitar sofrerem com uma embolia. Quem tem vício no tabagismo aumenta consideravelmente as chances de ter essa doença.

Prática de exercícios regularmente: fazer atividades físicas diariamente e com acompanhamento de um profissional também é importante para a prevenção dessa doença e para a saúde em geral.

É válido ressaltar que em caso de viagens aéreas muito longas, os médicos podem indicar que o paciente tome um anticoagulante antes do deslocamento, como método de prevenir uma coagulação do sangue. 

Outras complicações da embolia pulmonar

Também é importante alertar os pacientes que não seguem os métodos de prevenção que a embolia pode acabar causando muitas outras complicações, além de ser fatal em alguns casos. Essa doença, se não diagnosticada de forma precoce e já tratada, pode acabar causando hipertensão pulmonar e muitos outros problemas extremamente graves ao paciente.

Mas como diagnosticar essa doença?

A embolia pulmonar pode ser diagnosticada através de diferentes exames específicos, como raios-X do tórax, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, ecocardiograma, angiografia pulmonar e varredura de ventilação. Além desses tipos de análises, também é importante fazer um exame laboratorial completo.

Procure um médico e agende uma consulta

Para realizar algum desses exames e descobrir mais informações sobre a embolia pulmonar é primordial buscar um médico especialista e tirar as dúvidas acerca dessa doença. Uma das médicas que trabalha com pacientes que buscam entender mais sobre esse problema é a Dra. Andrea Klepacz. Ela está à disposição dos interessados, basta agendar uma consulta e passar pelo atendimento.

Read more...

Os malefícios do cigarro para a saúde das artérias

O cigarro traz diversos malefícios à saúde. Esse vício é capaz de gerar uma série de prejuízos aos usuários, afetando diretamente o seu bem-estar e até a sua expectativa de vida.

Entre os males causados pelo fumo, é importante mencionar a sua relação com os problemas e doenças do sistema vascular. Vale ressaltar que mesmo um único cigarro já pode causar danos ao corpo humano.

Entenda como o tabagismo afeta as artérias

O hábito frequente de fumar causa no fumante um estreitamento das suas veias e das suas artérias. Essa diminuição vai promovendo, por consequência, o acúmulo de gordura no corpo.

Ou seja, o revestimento interno dos vasos sanguíneos do paciente é prejudicado e sua saúde acaba sofrendo inúmeros prejuízos. Além disso, é importante entender que o cigarro interfere diretamente na produção e liberação do óxido nítrico. Essa substância faz com que as artérias do paciente acabem se tornando muito mais vulneráveis.  

Por último, ainda vale destacar que o cigarro acelera, e muito, a oxidação do colesterol, o que permite a formação das chamadas placas de aterosclerose. São elas as responsáveis por desencadear casos de infarto, problema que pode levar o paciente à morte.

Outros prejuízos

O vício no cigarro não é inimigo apenas das artérias, fumar também acarreta muitos outros problemas, podendo causar câncer no esôfago, pâncreas, pulmão, boca, faringe, rim e em muitas outras partes do corpo.

Além disso, o tabagismo também pode desencadear problemas como a candidíase oral, asma brônquica, redução dos sentidos, úlceras no estômago e na pele, pneumonia e rinite alérgica. 

Mas como parar de fumar?

Não ceder ao vício pode ser um grande desafio e, por isso, é primordial realizar a retirada do cigarro com o auxílio de um médico especialista. Ele poderá indicar tratamentos e processos que facilitam essa fase e amenizam os sintomas da abstinência.

Agende uma consulta

Para entender melhor sobre os prejuízos do cigarro para a saúde das artérias e para o corpo em geral, é indicado agendar uma consulta com a médica especialista vascular, Dra. Andrea Klepacz. Aproveite um atendimento exclusivo com a profissional e tenha uma rotina com mais qualidade de vida e saúde. Entre em contato!

Read more...

Dicas para prevenir doenças vasculares

As doenças vasculares são um verdadeiro pesadelo para alguns pacientes. Além de serem problemas graves, essas enfermidades podem até levar a morte, caso não sejam tratadas por médicos e especialistas.

Para que o paciente não venha a sofrer com esse tipo de doença, é recomendado seguir algumas dicas de prevenção. Elas são fundamentais para evitar esses problemas e ter um estilo de vida mais saudável. 

Principais dicas de prevenção

Entre as principais recomendações para prevenir as doenças vasculares, existem cinco dicas que merecem uma maior atenção. Veja quais são elas e mantenha sua saúde em dia:

Diminua a gordura saturada: uma das dicas mais importantes para prevenir e não sofrer com as doenças vasculares é ter uma dieta equilibrada e rica em alimentos com baixo teor de gordura, como as carnes magras, peixes e óleos vegetais. Também é recomendável consumir muitas verduras, legumes e evitar ao máximo as bebidas açucaradas e os doces.

Pratique exercícios regularmente: outro fator importante e que contribui para a prevenção do paciente é ter uma rotina de atividades físicas e praticar com periodicidade diferentes exercícios. Pesquisas indicam que fazer 3 ou 4 sessões de atividades todas as semanas diminui consideravelmente os níveis de colesterol, a pressão arterial e ainda contribui para manter o peso.

Faça check-ups: ir frequentemente ao médico e realizar uma bateria de exames preventivos também é importante e pode evitar que o paciente descubra tardiamente que sofre de alguma doença vascular.

Em um check-up, por exemplo, é possível descobrir se o paciente está com o colesterol alterado e se precisa controlá-lo.

Fique calmo: o estresse também age negativamente nos pacientes e, por isso, manter-se calmo ajuda na prevenção de diferentes problemas, inclusive os que afetam o sistema vascular.

Não fume: a quinta e última dica é evitar o vício no tabagismo. Fumar é extremamente prejudicial à saúde e danifica os vasos do paciente, aumentando a chance de ele ter doenças cardiovasculares e aterosclerose.

Quer saber outras dicas?

Para entender muito mais sobre as doenças vasculares, saber como preveni-las e agendar uma consulta com uma médica especializada nessa área, basta entrar em contato com a Dra. Andrea Klepacz.

Read more...

Faça uma consulta de check-up com o médico vascular!

Faça uma consulta de check-up com o médico vascular!

A prevenção, o diagnóstico preciso e o tratamento precoce das doenças são as melhores alternativas para quem busca um estilo de vida mais equilibrado e com muita saúde. Uma das maneiras de se precaver contra problemas vasculares e tratar de forma antecipada qualquer doença, caso seja necessário, é por meio de consultas de check-up periódico com o médico especialista.

Conheça os benefícios da consulta de check-up vascular

O check-up é extremamente vantajoso e traz uma série de benefícios aos pacientes. Entre os fatores favoráveis, pode-se destacar os três principais. São eles:

Determinação dos fatores de risco: através de uma avaliação médica completa, o profissional consegue determinar se o paciente que passou pela consulta e pelos exames se encaixa em algum fator de risco e se tem alta probabilidade de sofrer com uma doença vascular. Ao saber disso, o médico poderá indicar os cuidados necessários para cada paciente e como ele pode diminuir as chances de desenvolver um problema.

Descoberta de possíveis doenças: por meio do check-up vascular também é possível diagnosticar se o avaliado está sofrendo com alguma enfermidade. Descobrir um problema de saúde de maneira precoce pode ser determinante para a vida do paciente.

Orientação aos pacientes: por fim, também é importante entender que depois de uma consulta e de realizar inúmeros exames, o médico terá uma visão completa da saúde e do quadro do paciente, podendo indicar de maneira mais direta o que precisa ser alterado nos hábitos de vida da pessoa.

De quanto em quanto o paciente precisa fazer uma consulta de check-up?

A periodicidade ideal varia, mas, em geral, o aconselhável é que as pessoas saudáveis façam o check-up no máximo a cada dois anos. Já para quem sofre de alguma doença crônica, como hipertensão e diabetes, o indicado é realizar a consulta médica uma vez por semestre. Por fim, para aqueles que têm familiares com problemas venosos ou vasculares, a verificação deve ser feita anualmente.

Solicite o seu check-up

Para realizar a consulta de check-up e ter mais qualidade de vida, o paciente pode procurar a Dra. Andrea Klepacz. Ela soma anos de conhecimento em medicina vascular e está à disposição de quem busca mais saúde e bem-estar.

Read more...

Utilização do laser para tratar vasinhos

Utilização do laser para tratar vasinhos

A medicina vascular evoluiu muito ao longo dos últimos anos e, com as suas inovações, surgiram diferentes métodos para tratar os vasinhos, um problema que incomoda muitos os pacientes esteticamente.

Conheça os métodos de tratamento

Entre os tipos de procedimentos mais comuns para o tratamento dos vasos, normalmente, localizados na perna do paciente, pode-se mencionar a microcirurgia, os cremes e o laser.

Como funciona o tratamento com laser?

O laser é utilizado para secar os vasinhos nos membros inferiores. Por meio do aquecimento, ocorre um processo natural de fechamento e reabsorção dos vasos pelo organismo.

Nesse método, em especial, não é necessário utilizar nenhum tipo de agulha, o que impede que o paciente sofra alguma reação alérgica ou rejeição. Além disso, o laser também diminui consideravelmente os riscos de inflamação da região tratada.

Também é importante mencionar que esse método é muito seguro, mas causa um desconforto momentâneo nos pacientes. Em pessoas mais sensíveis, o tratamento pode ser mais dolorido que outras opções.

Quais os resultados após o laser?

O laser é um dos tratamentos que traz melhor resultado aos pacientes. Muitas pessoas já sentem uma melhora extremamente considerável depois de duas ou três sessões, chegando a ter uma diminuição de até 70% dos vasos.

Outro fator importante é que o resultado é duradouro. A resposta depende de cada paciente, mas, em geral, os vasinhos não tendem a voltar.

Cuidados necessários e prevenção

Para aqueles que já passaram pelo tratamento com laser ou até para os pacientes que visam não sofrer com esse tipo de problema, é imprescindível realizar alguns métodos de prevenção, como praticar exercícios físicos regularmente. O sedentarismo e ficar em pé longos períodos contribuem muito para o aparecimento dos vasinhos.

Quer recorrer ao laser para tratar os vasinhos?

Para entender mais detalhes sobre a utilização do laser para a melhora dos vasos, basta que o paciente entre em contato com a Dra. Andrea Klepacz. Ela atende quem sofre com os vasinhos e indica se o laser é mesmo a melhor alternativa para o quadro apresentado pelo paciente. É possível agendar uma consulta com a especialista e receber um atendimento exclusivo. Saiba mais!

Read more...

Escleroterapia para tratamento de vasinhos

A escleroterapia é um dos tratamentos mais eficazes para vasinhos e varizes. O procedimento consiste na aplicação de uma substância na área do vaso. Essa técnica deve ser feita estritamente por profissionais.

Tipos de escleroterapia

É importante entender que existem três tipos diferentes de escleroterapia. Todos eles são funcionais e eficientes. A escolha depende muito da pele do paciente e do seu quadro médico. Conheça mais sobre os métodos disponíveis:

Escleroterapia a laser: nessa técnica, o especialista aplica o laser para aumentar a temperatura do vasinho, causando a sua eliminação. Esse procedimento tem um valor um pouco mais elevado e, normalmente, trata os vasos da perna, tronco e rosto.

Escleroterapia com espuma: esse método também é muito bom e ajuda quem tem varizes de até 2 mm e quer acabar com esse problema. A recuperação após a realização desse tratamento é breve e não requer muitos cuidados especiais.

Escleroterapia com glicose: também existe um terceiro método que usa a glicose. Essa substância é aplicada nos vasinhos, provocando uma irritação e uma inflamação na área, são essas reações que farão com que o vaso se cicatrize e acabe fechando.

Quantas sessões são necessárias para melhorar o quadro do paciente?

Não existe um número exato de sessões. A quantidade depende do método escolhido pelo médico e da dimensão do problema. Pessoas que têm poucos vasos acabam terminando o tratamento mais rapidamente e alcançando o resultado esperado de forma breve.

Esse tratamento tem efeitos colaterais?

Assim como qualquer procedimento médico, a escleroterapia também pode causar alguns efeitos colaterais. É possível que o paciente sinta uma reação alérgica ou queimação no local que passou pelo tratamento, além de poder surgir algumas manchas ou hematomas temporários na área. Todas essas decorrências tendem a desaparecer de maneira espontânea.

Onde realizar esse tratamento?

Para a segurança do paciente e para que ele consiga melhorar de forma eficiente o seu quadro de varizes e vasinhos, é imprescindível procurar um especialista experiente, assim como a Dra. Andrea Klepacz. A profissional atende os interessados em consultas exclusivas, podendo indicar qual é o melhor tratamento em cada caso. Agende já um horário e converse com essa profissional especializada. 

Read more...

O que é cirurgia endovascular?

Uma das especializações disponíveis na medicina é a cirurgia endovascular. Esse ramo trata as mais diferentes doenças e devolve a saúde e a qualidade de vida a milhares de pacientes.

Mas o que é a cirurgia endovascular?

De uma maneira bem simples, a cirurgia endovascular é um tipo de procedimento focado em operar por dentro dos vasos do paciente. Esse método é eficiente e muito usado pelos médicos vasculares especializados.

Qual técnica é utilizada em uma cirurgia endovascular?

Para a realização de uma cirurgia desse tipo, o profissional utiliza guias, cateteres e monitores. Esses instrumentos médicos tornam a intervenção mais rápida e bem menos agressiva.

Além disso, o paciente que passa por esse método, acaba tendo um tempo de internação bem menor, quando comparado a outras cirurgias mais tradicionais e complexas.

Também é importante mencionar que esse tipo de procedimento não precisa de grandes incisões, o que acaba diminuindo o trauma cirúrgico sofrido pelo paciente que passou pelo método.

As chances de ser afetado por complicações também é mais baixa que o normal e a recuperação é muito mais rápida, depois de poucos dias já é possível voltar à rotina normal vivida antes da cirurgia.

Quanto à anestesia, normalmente, ela é apenas local, não necessitando de uma sedação geral. Esse fator também contribui, e muito, para a maior segurança do paciente.

E quais doenças podem ser tratadas com esse método?

Várias doenças vasculares podem ser tratadas com o auxílio dessa cirurgia. Tudo depende da escolha do médico e da avaliação do quadro do paciente que deve ser operado.

Antes desse procedimento e de todos os outros, é imprescindível realizar os exames necessários para que o profissional entenda como está a saúde do paciente.

Onde encontrar um médico especializado nessa área?

A Dra. Andrea Klepacz é uma das médicas que auxilia os pacientes que sofrem com problemas vasculares, como as varizes e a trombose. Ela tem anos de experiência nessa especialização.

Para ser atendido pela profissional, basta que o paciente entre em contato e agende uma consulta. Aproveite para marcar seu horário e tenha uma vida mais saudável e com mais bem-estar!

Read more...